PRODUTO ADICIONADO NA SACOLA DE COMPRAS
Carrinho Vazio
10/10/2022

A importância de usar proteção auditiva no ambiente de trabalho

Em um espaço com muita poluição sonora, o uso do protetor auditivo é essencial para a saúde do trabalhador

Ambientes barulhentos ou com muitos impactos sonoros são comuns, por isso, prezar pela saúde do trabalhador é uma obrigação. Tendo em vista que nosso sistema auditivo é extremamente sensível e a negligência ao uso de proteção auditiva pode trazer sérias consequências. 

Esse tipo de EPI deve ser distribuído pelo empregador, bem como, a conscientização deve estar em pauta. Dessa forma, a audição e saúde do ouvido do colaborador é preservada. Afinal a audição humana é sensível a ruídos altos ou exposições longas a ruídos constantes. 

O que é o EPI de proteção auditiva?

Os protetores auriculares são um tipo de EPI para proteção auditiva, ele suaviza o desconforto e protege o ouvido da poluição sonora. O uso deles diminui os ruídos externos acima da tolerância recomendada pela NR 15. 

Tipos de protetores auriculares

Os tipos de protetores auriculares são:

 

Protetores concha

Feitos a partir de duas conchas de plástico, esse protetor auditivo é revestido com espumas, muito similar a um fone de ouvido. Ele atua no abafamento uniforme em diferentes níveis e pode ser adaptado ao tamanho necessário para o usuário;

 

Protetor de inserção moldável

Esse tipo de protetor auricular é produzido com silicone ou espuma expandível. Seu uso geralmente é descartável, e é adáptavel a quase todos canais auditivos;

 

Protetor de inserção pré-moldados

Muito similares aos moldável, esses são feitos com co-polímero ou silicone, em um formato de cone com três flanges. É um modelo muito confortável, eficiente e discreto, além de serem reutilizaveis após a lavagem.

Quando esse tipo de proteção deve ser usada?

O EPI de proteção auditiva deve ser usado em todas as atividades e funções que ultrapassam a tolerância de ruído e pressão sonora determinada pela Norma Regulamentadora 15. 

O ouvido humano é intolerante a qualquer som com frequências acima de 85 decíbeis. Por isso, funções que apresentem frequências acima de 115 decíbeis são extremamente nocivas a saúde. Segundo a NR 15, as atividades com alta pressão sonora devem ser de 8 horas diárias e com o uso constante do protetor auricular. 

A medição do nível da frequência de decíbeis do ambiente pode ser feita por aparelhos específicos pelo próprio colaborador.

Riscos de não usar protetor para ouvido no trabalho

São muitas as complicações ao não usar proteção auditiva adequada. Com danos que podem parecer pequenos, como zumbidos, até os irreversíveis afetando a tolerância do corpo a sons de alta frequência e compreensão da fala.

A curto prazo, o mal uso dos protetores podem levar a alterações temporárias da audição, como zumbidos ou sensação de ouvido cansado. Esses efeitos podem passar após algumas horas ou ao fim da exposição ao ruído. 

Em casos mais graves, pode haver a perda total da audição, e, muitas vezes, esse dano que não pode ser reparado cirurgicamete. Em alguns casos, o uso de aparelhos de audição reduzem minimamente essa condição. 

A exposição constante a ruídos intermináveis e altos pode gerar estresse físico e mental. Causando desorientação, dificuldade de concentração e atenção. Por isso, é preciso ter atenção ao uso correto do EPI. Medidas informativas e conscientizadoras são necessárias para que a saúde auditiva do trabalhador seja conservada.